segunda-feira, 29 de novembro de 2010


Seria tão bom se pudéssemos nos relacionar sem que nenhum dos dois esperasse absolutamente nada, mas infelizmente, insistirás, infelizmente nós, a gente, as pessoas, têm, temos - emoções. Meditarias: as pessoas falam coisas, e por trás do que falam há o que sentem, e por trás do que sentem há o que são e nem sempre se mostra. Há os níveis-não-formulados, camadas imperceptíveis, fantasias que nem sempre controlamos, expectativas que quase nunca se cumprem, e sobretudo.

Caio F. Abreu

Fico quieto. Primeiro que paixão deve ser coisa discreta, calada, centrada. Se você começa a espalhar aos sete ventos, crau, dá errado. Isso porque ao contar a gente tem a tendência a, digamos, “embonitar” a coisa, e portanto distanciar-se dela, apaixonando-se mais pelo supor-se apaixonado do que pelo objeto da paixão propriamente dito. Sei que é complicado, mas contar falsifica, é isso que quero dizer. Quanto mais não-dita, melhor a paixão...
Caio Fernando Abreu



E quem pode comigo quando eu digo tudo que sinto?

Caio F. Abreu




Ela acreditava em anjo e, porque acreditava, eles existiam.


(
A Hora da Estrela) Clarice Lispector

domingo, 28 de novembro de 2010


Quero outra vez um quarto todo branco e um par de asas. Mesmo de papelão.

Caio F. Abreu




meu
coração teu.

Caio F. Abreu



Foi então que seus olhos se apertaram um pouco e por um momento pareceram cheios de lágrimas. Achei que fosse ilusão minha e não falei nada, até que ela começou a roer as unhas e afundou a cabeça na mesa.

Caio F. Abreu



VAI PASSAR
, tu sabes que vai passar. Talvez não amanhã, mas dentro de uma semana, um mês ou dois, quem sabe? Caio F. Abreu



Frágil
– você tem tanta vontade de chorar, tanta vontade de ir embora. Para que o protejam, para que sintam falta. Tanta vontade de viajar para bem longe, romper todos os laços, sem deixar endereço. Um dia mandará um cartão-postal de algum lugar improvável. Bali, Madagascar, Sumatra. Escreverá: penso em você. Deve ser bonito, mesmo melancólico, alguém que se foi pensar em você num lugar improvável como esse. Você se comove com o que não acontece, você sente frio e medo. Parado atrás da vidraça, olhando a chuva que, aos poucos começa a passar.

Caio F. Abreu



E tudo que eu andava fazendo e sendo eu não queria que ele visse nem soubesse, mas depois de pensar isso me deu um desgosto porque fui percebendo (...) que talvez eu não quisesse que ele soubesse que eu era eu.
Caio F. Abreu




Afastarei você com o gesto mais duro que conseguir te direi duramente que seu amor não me toca nem me comove e que sua precisão de mim não passa de fome.


Caio F. Abreu

Aos poucos a gente vai mudando o foco, e o lugar nem te acrescenta mais. Você começa a precisar de outros lugares, de outras pessoas e de bebidas mais fortes. Nem pensa. Vai indo junto com as coisas. Caio F. Abreu

sábado, 27 de novembro de 2010


Chorei três horas, depois dormi dois dias.Parece incrível ainda estar vivo quando já não se acredita em mais nada. Olhar, quando já não se acredita no que se vê. E não sentir dor nem medo porque atingiram seu limite. E não ter nada além deste amplo vazio que poderei preencher como quiser ou deixá-lo assim, sozinho em si mesmo, completo, total.

Caio F. Abreu

Eu preciso muito muito de você eu quero muito muito você aqui de vez em quando nem que seja muito de vez em quando você nem precisa trazer maçãs nem perguntar se estou melhor você não precisa trazer nada só você mesmo você nem precisa dizer alguma coisa no telefone basta ligar e eu fico ouvindo o seu silêncio juro como não peço mais que o seu silêncio do outro lado da linha ou do outro lado da porta ou do outro lado do muro.Mas eu preciso muito muito de você.

Caio F. Abreu

Foi o tempo que dedicaste a tua rosa que fez tua rosa tão importante.

Antonie Saint Exupéry

Lá está ela, mais uma vez. Não sei, não vou saber, não dá pra entender como ela não se cansa disso. Sabe que tudo acontece como um jogo, se é de azar ou de sorte, não dá pra prever. Ou melhor, até se pode prever, mas ela dispensa.
Acredito que essa moça, no fundo gosta dessas coisas. De se apaixonar, de se jogar num rio onde ela não sabe se consegue nadar. Ela não desiste e leva bóias. E se ela se afogar, se recupera.
Estranho e que ela já apanhou demais da vida. Essa moça tem relacionamentos estranhos, acho que ela está condicionada a ser uma pessoa substituta. E quem não é?
A gente sempre acha que é especial na vida de alguém, mas o que te garante que você não está somente servindo pra tapar buracos, servindo de curativo pras feridas antigas?
A moça…ela muito amou, ama, amará, e muito se machuca também. Porque amar também é isso, não? Dar o seu melhor pra curar outra pessoa de todos os golpes, até que ela fique bem e te deixe pra trás, fraco e sangrando. Daí você espera por alguém que venha te curar.
As vezes esse alguém aparece, outras vezes, não. E pra ela? Por quem ela espera?
E assim, aos poucos, ela se esquece dos socos, pontapés, golpes baixos que a vida lhe deu, lhe dará. A moça - que não era Capitu, mas também tem olhos de ressaca - levanta e segue em frente. Não por ser forte, e sim pelo contrário…por saber que é fraca o bastante para não conseguir ter ódio no seu coração, na sua alma, na sua essência. E ama, sabendo que vai chorar muitas vezes ainda. Afinal, foi chorando que ela, você e todos os outros, vieram ao mundo.

Caio F. Abreu


A gente sempre acha que é especial na vida de alguém, mas o que te garante que você não está somente servindo pra tapar buracos, servindo de curativo pras feridas antigas?

Caio F. Abreu

sexta-feira, 26 de novembro de 2010


Estou me transformando aos poucos num ser humano meio viciado em solidão.

Caio F. Abreu

Então eu cuido devagar tudo que digo e todo movimento, porque eu quero que você venha outras vezes.

Caio F. Abreu



Aquele homem que não era sequer perfeito e por isso mesmo belo, porque a amava e ela a ele, e isso era para sempre apesar do fugaz. Caio F. Abreu

Ele me toca, mexe comigo. Talvez eu esteja assim todo lisonjeado porque alguém parece prestar tanta atenção em mim.

Caio F. Abreu

AMOR? Não sei. É meio paranóico. Parece uma coisa para enlouquecer a gente devagar.

Caio F. Abreu


Uma velha canção de
VINÍCIUS, e por falar em saudade, onde anda você, uma coisa mais ou menos assim. Caio F. Abreu

Caio F. Abreu



Eu não aguento mais não me mostrar como sou.


Caio F. Abreu

Eu ando muito feliz, ...eu tenho achado, devagarinho, cá dentro de mim, em silêncio, escondido, que nem gosto mais muito de viver, sabia?

Caio F. Abreu

Então, QUE SEJA DOCE. Repito todas as manhãs, ao abrir as janelas para deixar entrar o sol ou o cinza dos dias, bem assim: que seja doce. Quando há sol, e esse sol bate na minha cara amassada do sono ou da insônia, contemplando as partículas de poeira soltas no ar, feito um pequeno universo, repito sete vezes para dar sorte: que seja doce que seja doce que seja doce e assim por diante. Mas, se alguém me perguntasse o que deverá ser doce, talvez não saiba responder. Tudo é tão vago como se fosse nada.

Caio F. Abreu



Porquê me dá vontade de ser bom, de ser como eu sou de manhã, quando não tenho
RAIVA DE NINGUÉM.

Caio F. Abreu


Escrevendo cartas jamais respondidas, rastejando por amor. Enlouqueceu mendigando a atenção dele.

Caio F. Abreu


Estou cada vez mais bossa-nova, espiritualmente sentado num banquinho, com o violão no colo. DEUS, como eu quero paz.

Caio F. Abreu



Quando Pedro voltou, estava anoitecendo. E foi como se todas as luzes da casa se acendessem ao mesmo tempo.

Caio F. Abreu



comecei a contar os dias a partir daquele dia em que ele não veio mais.

Caio F. Abreu

quarta-feira, 24 de novembro de 2010


Fiquei durante muito tempo trancado no quarto hoje. E tive que lutar várias vezes contra o desejo de chorar. Ainda estou lutando. Não vou chorar.



Caio F. Abreu

Eu quero um punhado de estrelas maduras, eu quero a doçura do verbo viver.






Caio F. Abreu

Chegue bem perto de mim. Me olhe, me toque, me diga qualquer coisa. Ou não diga nada, mas chegue mais perto. Não seja idiota, não deixe isso se perder, virar poeira, virar nada...


Caio F. Abreu


"Me cobrou um amor que no momento eu só posso sentir por mim. Meu amor próprio, é tão grande que não cabe em você."

Caio F. Abreu

Não faz diferença se você vem amanhã ou não vem. Desisti de esperar por alguém cuja ausência me faz companhia.

Caio Fernando Abreu

Durante algum tempo fiz coisas antigas como chorar e sentir saudade da maneira mais humana possível: fiz coisas antigas e humanas como se elas me solucionassem. NÃO SOLUCIONARAM. Caio Fernando Abreu

Talvez bastasse qualquer coisa, como chegar muito perto de você, passar a mão no teu cabelo e te chamar de amigo. Ou sorrir, só sorrir.


Caio F. Abreu


... eu não te defino nem te compreendo apenas sei que chegaste...

Caio F. Abreu

Que coisa maluca a distância, a memória. Como um filtro seletivo, vão ficando apenas as coisas e as pessoas que realmente contam.

CAIO F. ABREU



Me perdoa olhos verdes.
Me perdoa por ser tão cruel, tão mesquinha , tão... sem AMOR.

Elen S. Alencar


E quando te houveres
consolado (a gente sempre se consola), tu te sentirás contente por me teres conhecido.

O Pequeno Príncipe

Eu compreendi que não poderia suportar a ideia de nunca mais escutar esse riso. Ele era pra mim como uma fonte no deserto.



O Pequeno Príncipe

A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar. Diálogo entre a Raposa e o Pequeno Príncipe *-*

segunda-feira, 22 de novembro de 2010


- A gente só conhece bem as coisas que cativou, disse a raposa. Os homens não têm mais tempo de conhecer coisa alguma. Compram tudo prontinho nas lojas. Mas não existem lojas de amigos, os homens não têm mais amigos, Se tu queres um cativa-me!
-Que é preciso fazer? perguntou o principezinho.
-É preciso ser paciente, respondeu a raposa. Tu te sentarás primeiro um pouco longe de mim, assim, na relva. Eu te olharei com o canto do olho e tu não dirás nada. A linguagem é uma fonte de mal-entendidos. Mas, cada dia, te sentarás mais perto ..
No dia seguinte o principezinho voltou.
- Teria sido melhor voltares à mesma hora, disse a raposa. Se tu vens, por exemplo, às quatro da tarde, desde as três eu começarei a ser feliz. Quanto mais a hora for chegando, mais eu me sentirei feliz. Às quatro horas, então, estarei inquieta e descobrirei o preço da felicidade! Mas se tu vens a qualquer momento, nunca há hora de preparar o coração ... É preciso ritos.
- Que é um rito? perguntou o principezinho.
- É uma coisa muito esquecida também, disse a raposa, É o que faz com
dia seja diferente dos outros dias; uma hora, das outras horas. Os meus caçadores, por exemplo, possuem um rito. Dançam na quinta-feira com as moças da aldeia. A quinta feira então é o dia maravilhoso!


Diálogo entre a Raposa e o Pequeno Príncipe *-*



Na minha memória
- tão congestionada - e no meu coração - tão cheio de marcas e poços - você ocupa um dos lugares mais bonitos.

CFA






Porquê mais nada sou
além de chamar você AGORA.





Toda a minha SAUDADE
e o meu AMOR de SEMPRE.

Caio F. Abreu



Acho que foi o fato de você partir,

que me fez descobrir tantas coisas.

CFA



Ainda pensou:

Gosto tanto de você, baby.


Caio F. Abreu